Projeto Qualifica Sepse é destaque internacional em Congresso Mundial de Medicina Intensiva

Comunicação / COREN-SP
13/11/2017

O projeto “Qualifica Sepse”, desenvolvido pelo Coren-SP em parceria com o ILAS (Instituto Latinoamericano de Sepse), foi destaque no 13º Congresso Mundial de Medicina Intensiva, realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 11 de novembro. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB) e pela Federação Mundial de Sociedades de Medicina Intensiva (WFSICCM).

Conselheira Renata Pietro explicou o Projeto Qualifica Sepse, elogiado por autoridades internacionais

Durante a apresentação “Gerenciamento da Sepse”, a conselheira Renata Pietro apresentou o “Qualifica Sepse” ao público, composto por palestrantes e congressistas de todos os continentes. “Nosso projeto recebeu elogios de profissionais da Europa, América do Norte e América Latina”, comemorou Renata, mencionando também o interesse da enfermeira americana Kathleen Vollman, tesoureira da WFCCN (Federação Mundial dos Enfermeiros de Cuidados Intensivos) em relação à iniciativa.  “Ela disse que estamos um passo à frente do resto do mundo, inclusive dos Estados Unidos, pois nosso projeto de treinamento da enfermagem para a detecção precoce e tratamento da Sepse está vinculado a um Conselho de classe, no caso o Coren-SP, e que esse é o nosso grande diferencial”, explicou Renata.

Durante sua apresentação, a conselheira enfatizou a importância da detecção precoce da Sepse. “Hoje a Sepse é um problema mundial, por isso, o mundo todo está voltado à detecção precoce”, destacou.

Qualifica Sepse

Fruto de parceria entre o Coren-SP e o ILAS (Instituto Latinoamericano de Sepse), o Projeto Qualifica Sepse busca capacitar profissionais de enfermagem na detecção precoce e no tratamento da Sepse, que é hoje a síndrome que mais mata nas UTIs brasileiras, tendo um índice de mortalidade maior do que o infarto do miocárdio e do que diversos tipos de câncer.

Leia mais sobre o Qualifica Sepse aqui