Presidente em exercício do Coren-SP acompanha de perto os processos de fiscalizações

O presidente em exercício do Coren-SP, Cláudio Silveira, vem acompanhando de perto os processos decorrentes das fiscalizações realizadas pelo conselho. A iniciativa, além de seguir o previsto na Resolução Cofen nº 617/2019, que atualizou o Manual de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, demonstra uma constante preocupação da autarquia com a celeridade e com a legalidade de suas ações.

“Com a publicação do novo Manual de Fiscalização, que passou a valer no começo deste ano, os processos que antes eram despachados pela Gerência de Fiscalização devem passar também pela Presidência do Coren-SP”, detalha Claudio. “Mesmo com todas as mudanças causadas pela pandemia do novo coronavírus, a fiscalização do Coren-SP não arrefeceu e não mediu esforços para atuar em prol de uma assistência segura para a categoria e para a população”, complementa ele.

O presidente em exercício do Coren-SP, Cláudio Luiz da Silveira, acompanha de perto os processos das fiscalizações

A fiscalização do Coren-SP segue todas as normativas previstas e realizou, em janeiro, um treinamento com todos os fiscais, visando o aprimoramento contínuo de seus processos de trabalho. “Fizemos esse treinamento para que nosso corpo de fiscais possa fazer inspeções dentro das melhores condições possíveis, seguindo todos os ritos. Somos um grupo grande de fiscais então a ideia foi uniformizar a abordagem deles, com base na legislação vigente”, detalhou à época a gerente de fiscalização do Coren-SP, Lanny Hino.

Fiscalização realizada pelo Coren-SP na Usafa Tupi, na Praia Grande, em meados de agosto deste ano

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a situação de pandemia. Entre os dias 24/3 e 13/10, foram realizados mais de 24 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações da fiscalização em números durante a pandemia:

24.788 atendimentos pelo chat.

2.320 inspeções.

2.195 atendimentos da Ouvidoria.

5.271 atendimentos pelo Fale Conosco.